quarta-feira, 10 de junho de 2015

Energia da semana - Shlach Lecha - Pedir ajuda e não se comparar!

Olá pessoal,

Na porção dessa semana o Zohar continua contando a história dos israelitas no deserto que estão quase em Israel (na época, cidade de Canãa) então Deus pede para Moisés escolher 12 pessoas, líderes de cada tribo para ver se a terra era boa ou não. 2 pessoas dessas escolhidas, Joshua e Kaleb, foram pedir ajuda antes da missão, prevendo o perigo. Depois de 40 dias, os 12 voltaram. Esses dois que mencionei falaram que a terra era boa, com frutas, comida, que as pessoas que ali habitavam tinham sustento e trabalho, já os outros 10 falaram que a terra era horrível, habitada por gigantes preparados para a guerra contra quem viesse. Ou seja, as pessoas foram juntas para o mesmo local e tiveram impressões totalmente diferentes. O que trouxe então essa diferença de visão? A consciência.

Mas eu não vim aqui contar histórias... o que isso tudo tem a ver com a nossa vida? Bom, uma delas é que não basta estudar espiritualidade, precisamos praticar! E assim que expandimos nossa consciência, devemos colocar em prática, para não ficarmos "espirituais demais"...ou seja, criamos um espaço entre o que entendemos e o que fazemos da nossa vida, o que sabemos e como agimos e a maneira de diminuir essa lacuna é aplicar agora o que estudamos! O quanto antes! Sermos pessoas que realmente vive a espiritualidade (amor ao próximo, inclusive e principalmente em relação àquele que não gostamos, compartilhar com os outros, etc), porque pessoas no mundo que sabem e não fazem nada está cheio! Então, vamos nos comprometer a no dia de HOJE, aplicar algo que verão nessa aula que eu estou reproduzindo aqui, combinado? :) Seja uma ligação, um email, uma ação, enfim, usem a criatividade!

Então para refletirmos (e agirmos :))... quando temos grandes projetos em vista (mudança de emprego, ter filho casamento, etc) , temos a consciência de que precisamos de ajuda? Que não devemos carregar o mundo nas costas e achar que devemos fazer tudo sozinhos??... Que podemos e devemos pedir ajuda/parceria do Universo? Muitas vezes não, mas precisamos entender que mesmo quando achamos que somos capazes de fazer tudo sozinhos (ex. fechar um grande negócio), precisamos pedir ajuda.

Um parênteses aqui. Sei que parece muito paradoxal. Sempre falo que precisamos ser criadores do nosso Universo e não vítimas, porém precisamos entender que a ajuda é necessária! E isso pode sim andar junto! Podemos ser pessoas pró-ativas com a certeza na Luz/Universo!




Precisamos entender que mesmo nas coisas rotineiras quando não achamos que precisamos de ninguém (e aí mora o perigo!), a ajuda é necessária. Na história que mencionei hoje, Joshua e Kaleb entenderam que existia perigo e pediram ajuda. Kaleb por exemplo trocou o nome. A ação de pedir ajuda deve fazer parte de nossa consciência diária antes de sairmos de casa. Precisamos entender o que precisamos fazer além de simplesmente pedir por pensamentos e palavras. Como pedir ajuda do Universo com esforço? Como fazer esse pedido de uma maneira que nunca fizemos antes? Por exemplo, vou investir tempo e dinheiro para ir para um lugar de natureza para me conectar com o Universo e comigo mesma, ou então vou me comprometer a reservar uma hora por dia só para pedir ajuda, enfim, pensem em como pedir essa ajuda de uma maneira diferente!

Outra pergunta para refletirmos: Aonde você acha que precisa de mais ajuda? Em qual área da vida? Aquelas 10 pessoas que eu comentei não pediram ajuda e não tiveram proteção. Precisamos ter a certeza que quando pedimos, recebemos! (Talvez não seja do jeito e momento que nosso EGO quer, mas com certeza vem!) Pois quando precisamos de algo DE VERDADE, não temos medo de pagar o preço. Seja dinheiro, tempo, esforço, o que for. Estamos dispostos ao que for. E aí a ajuda vem!


E mais, em qual área da vida achamos que não precisamos de ajuda? Que já "dominamos"/estamos bem? Não investimos tempo, por exemplo em saúde, no marido/esposa, amigos, pois nosso ego/oponente nos faz acreditar que não precisamos de nada e aí vamos vivenciando situações de perigo diárias sem proteção. Sair na rua, dirigir o carro, manter nosso relacionamento, cuidar do nosso dinheiro, da nossa saúde, que seja!

E mais, precisamos pedir com vontade de receber ajuda! Como se o perigo estive literalmente diante de nós. Pedir, chorar, escrever, viajar, achar lugares especiais... surpreenda-se! Faça com paixão, reconecte-se! Precisamos retomar o desejo de pedir ajuda e receber proteção.

Outra lição que temos dessa história, é sobre as 10 pessoas que disseram que a terra não era fértil. De alguma forma a missão "subiu na cabeça" de cada um deles. E por que? Eram pessoas super espiritualizadas, mas com o tempo, o ego deles os fez acreditar que uma terra aonde estava tudo bem poderia significar que talvez não existissem mais tribos, talvez seria formada uma nação unida e isso traria para ELES a perda do controle, do respeito, da liderança. É possível então que eles pensaram que talvez fosse melhor ver o que não estava bom. Talvez tenha sido inconscientemente. Não tiveram a capacidade de enxergar. Talvez fosse melhor para eles que a terra não fosse boa então mais conveniente ver o que não prestava. E aí vem o ensinamento... Quando temos interesse pessoal, não enxergamos a realidade! Por exemplo, um amigo vem dizer que a pessoa X é uma falsa, mentirosa, aproveitadora, etc. Qual nossa tendência ao conhecer o X? Vir com toda essa carga preconceituosa, negativa porque temos o interesse pessoal. Nosso ego nesse momento já distorceu a realidade.

Essas 10 pessoas geraram tanta negatividade que na história, morreram. Eles não tinham confiança na Luz. Quando pensamos só em nós mesmos, o que vamos ganhar com isso, nosso interesse pessoal, nos desconectamos. Temos a sensação de que se não cuidarmos do nosso, ninguém vai cuidar. Nos tornamos egoístas e mesquinhos. Os 10 perderam tudo. Por outro lado, Joshua e Kaleb sabiam que poderiam perder a posição, mas estavam dispostos pelo propósito maior. Se era essa a missão do Universo, eles fariam. Sem medo. Fluindo. Amanhã talvez não fossem mais líderes, mas tudo bem. Não exista o apego.

Quando achamos que a Luz não vai providenciar o que precisamos, entramos em um buraco negro.

Por exemplo, não vou falar bem da minha colega de trabalho, pois aí ela será promovida e eu não. Acabamos mentindo ou as vezes até acreditando em nossa mentira de que realmente aquela pessoa não tem potencial. Distorcemos a realidade. Falo para minha amiga não comprar aquele vestido, porque no fundo é o que eu quero. Isso gera a energia da mesquinharia. Que se o outro tiver, eu não posso ter. Isso é terrível.

Precisamos justamente focar no oposto. As leis do Universo querem nos mostrar que se outras pessoas têm o que queremos, existe essa possibilidade para nós também! Que se o Universo manda para nossa vida alguém que tem tudo o que queremos, a mensagem é para enxergarmos que também somos capazes. Precisamos entender que podemos e conseguimos tudo! Ao invés disso, achamos que o Universo nos envia pessoas para "esfregarem" na nossa cara o que não temos.

Fazemos uma matemática mental que se dermos algo para alguém, ficamos sem, perdemos. Mas a realidade é que tem para todos! Outro dia ouvi numa aula que no mundo físico, quando damos metade da maça para alguém, sentimos que perdemos uma parte, mas na regra espiritual, quando mais damos, mais recebemos. E realmente esse é o tipo de ensinamento que não adianta eu falar, precisamos testar. Quanto mais dermos amor, mais receberemos! Pensamos que se nossa amiga/alguém, por exemplo, fica com a pessoa que gostamos (ou achamos que queremos!), ficamos sem e aí falamos mal dessa pessoa pelo interesse pessoal, pelo medo de nunca encontrar alguém, mas a verdade é que teremos alguém que será ainda melhor para o que nós precisamos! A Luz está aí para todos! Se uma vela acende outra, ela não diminui/perde sua luz, só compartilha com a outra!

O fato de outras pessoas terem sucesso, dinheiro, fama e amor, não diminui nosso potencial. Precisamos aprender a desapegar.

Fazemos comparações do tipo, como aquela pessoa que é tão do mal tem tudo se é tão negativa? Não acho que ela merece, acho que isso deveria ser tirado dela! Quando fazemos isso, colocamos essa pessoa em processo de julgamento pelo Universo e isso só trará mais julgamento para nossa própria vida!

Aquelas 10 pessoas falaram que as pessoas que eles viram em Israel pareciam gigantes e eles se sentiram pequenos. E a mensagem aqui é que não faz sentido comparar! Não devemos entrar nessa energia do que fizemos, sabemos e acreditamos em comparação com outras pessoas. Cada um tem seu processo, passado, dificuldades, correção, almas diferentes, questões etc! E na verdade não sabemos nada da outra pessoa! Quando comparamos, quer dizer que não confiamos nas leis do Universo e isso é preocupante, pois inconscientemente decidimos seguir em um caminho sem Luz, pois acreditamos que a Luz não existe... sendo que precisamos entender que temos agora tudo que precisamos para nosso crescimento nessa vida! E daqui a pouco, com um pouco mais de esforço, também receberemos! Tudo! :)

Precisamos aprender a falar bem dos outros, sem medo de perder o que é nosso. Ficarmos felizes de verdade com a felicidade dos outros! Sermos generosos!

Então nessa semana devemos focar principalmente em dois pontos: Investir em pedir ajuda de forma diferente, com vontade e coração aberto e não nos comparar! Eliminar esses pensamentos de comparação quando vierem à tona. Pensar que isso é bobagem! Sem julgamento e interesse pessoal! Lembrem que se estivermos dispostos receberemos tudo que quisermos do Universo!

Beijos e excelente semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário