terça-feira, 2 de junho de 2015

Energia da Semana Beha´Alot´Cha - Pare de reclamar

Olá pessoal!

Véspera de feriado yay :) ... então nessa semana vai ser mais fácil aproveitar a energia disponível no Universo e termos força para tomar as rédeas do que precisamos fazer... que dessa vez é parar de reclamar, certo!?!

Muitas vezes sabemos o que precisamos fazer em nosso trabalho espiritual, mas não temos garra... então quem tiver o Zohar, aproveite para "scanear" essa porção, que além de trazer conhecimento, ainda nos dá essa forcinha :)



Bom, do que geralmente reclamamos? Que o governo está ruim, que não temos dinheiro suficiente, cansaço, trânsito, que não encontramos o amor da nossa vida, que estamos sofrendo, certo? Mas e por que reclamamos? Parem para pensar... Geralmente é porque achamos que MERECEMOS algo melhor!

Na nossa cabeça nós merecemos uma cidade melhor, devemos receber mais amor, sermos mais respeitados, que o outro nos entenda, deveríamos ter um trabalho melhor, ter uma saúde melhor afinal trabalhamos tanto, fazemos tanto e onde está nosso resultado, não é isso? Nos sentimos incompreendidos... Eu, Eu, Eu mereço... fiz o bastante e quero o resultado agora!... Então agora se preparem para o tapa na cara (que eu recebi na aula e repasso para vocês)... Se não temos algo em nossa vida, não fizemos o suficiente para receber o que queremos!! Porque se merecemos de verdade, nós recebemos! É a lei do Universo! E aí precisamos entender que precisamos nos esforçar. As vezes temos a impressão que nos esforçamos muito e outros não se esforçam nada... será mesmo?

No momento que estamos reclamando, nos desconectamos do propósito do Universo/vida, que é vencer/ganhar. Entramos na energia de achar que tudo é um caos/injusto... nos juntamos com pessoas dessa mesma energia que nos dizem: "Você tem razão! Você não merece!" ... é contagioso ... mas será que realmente fizemos tudo que precisava ser feito? Será que não dá para fazer um pouco mais?

Precisamos entender que nem sempre teremos o que queremos agora, mas nós receberemos tudo o que precisamos para nossa evolução espiritual! Tem uma parte do livro Poder da Kabbalah que diz "Você não vê resultado algum. As dúvidas começam a inundar sua mente. Não funciona, você diz a si mesmo. Resista a esses pensamentos reativos. (...) Sempre que ficar procurando resultados, você estraga o exercício. Esse é o supremo paradoxo. Procure resultados e eles não virão. Desista dos resultados e você obterá tudo o que quer."

Então vamos aos 3 passos passados na aula para sair desse ciclo vicioso:
1º passo - Por que nós temos essa necessidade de reclamar? Precisamos identificar nosso oponente/ego em primeiro lugar (Ex. gostaria de mais respeito, amor, amizade, ter mais do que tenho agora, etc).
2º passo - Por que eu não estou no lugar que eu acho que deveria estar? Por que eu não sei o que quero da vida? Como essa situação se encaixa com a correção/"tikkun" que eu preciso fazer? Por que estou nessa situação? ... Cada um terá uma resposta.
3º passo - O que precisamos fazer?

Exemplo: A reclamação é falta de tempo. Por que sempre me vejo em situações que demoram mais tempo do que eu disponho? Existem muitas respostas: Porque preciso aprender a priorizar, a me organizar, a delegar, porque preciso abrir mão do controle. Então o que posso fazer? Preciso aprender a pedir ajuda, saber dizer não! Enfim, as possibilidades são infinitas...



Outro dia ouvi que o jeito do Universo nos ajudar a melhorar nossa auto-estima é nos colocar diante de situações de rejeição... ouch! É de se pensar, né? Tenho certeza que as mulheres me entendem rs...

Mas enfim, precisamos entender que a reclamação não é uma opção.  Temos duas opções: 1 - Aceitar (ex. família que não gostamos... precisamos aceitar que é a vida que temos) ou, nos casos em que não precisamos aceitar, temos que 2 - Mudar (ex. divórcio). Não estamos nessa vida para sofrer! Podemos então, aceitar e ser feliz ou mudar e ser feliz! Do contrário, podemos reclamar para sempre, achar que o mundo precisa mudar menos nós, sabendo que nada vai mudar...!

Precisamos entender que  nós é que precisamos mudar... criar a realidade que nós queremos!

Então o exercício de hoje é:
1 - Pensar em 3 coisas que você reclamou na última semana.
2 - Se perguntar: O que você acha que precisa fazer/acontecer/ter (ex. quero um aumento) .Pense por que você merece.
3 - Se perguntar: Porque isso está acontecendo comigo? Que lição preciso aprender aqui?
4 - Última pergunta: O que preciso fazer? Aceitar e ser feliz ou mudar/criar uma transformação para não reclamar mais?

Lembrando que reclamar não necessariamente é do outro... pode ser conosco. Podemos ter uma auto-crítica elevada e ficar em um mundo interno de reclamações... mas no fim, dá na mesma! Precisamos mudar isso!

Outro ponto que foi falado na aula dessa semana é sobre a consciência que devemos ter quando recebemos algo além daquilo que esperamos. Por exemplo: Uma pessoa que era solteira e casou, uma pessoa que foi promovida, uma pessoa que tinha um filho e agora tem dois, alguém que tinha uma equipe de 5 pessoas e agora são 10, enfim, de alguma maneira essa pessoa alcançou mais poder, mais dinheiro, mais liberdade, mais tempo, etc.

Geralmente quando recebemos esse algo a mais, nossa tendência é relaxar, mas é justamente aí que precisamos intensificar nosso trabalho espiritual. Fazer mais pelos outros (família, cidade, amigos, país etc), compartilhar mais, se transformar mais, sermos mais comprometidos, pois nosso recipiente expandiu e precisamos nos esforçar mais para manter!

Então independente de termos recebido, precisamos pensar nessa semana em como podemos fazer mais. Identificar nosso ego/oponente e transformar!

Boa semana de feriadinho a todos... sem reclamações, hein?!!? E com muitas lições e transformações ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário