Bom, a aula de hoje começou nos relembrando do período que estamos (Ômer) no qual as dificuldades surgem com mais intensidade... acho que devem estar sentindo, né? Aliás estamos no 31º dia (são 49). Os kabalistas acreditam que, nestes dias, as energias de mudança e transformação se fortalecem para quebrar as barreiras mais difíceis de nossas vidas. Então agora, mais do que nunca, precisamos praticar nossa confiança/certeza na Luz.
Nessa semana, discute-se dentre outros conceitos a CHMITA que se refere a pessoas que aram a terra e que segundo a Torah/Zohar devem parar a cada 7 anos. Ter um ano de descanso. Mas você deve se perguntar como as pessoas que dependem seu sustento disso podem simplesmente não trabalhar durante um ano? Isso significa que a comida 6º ano deve ser suficiente para o sexto, sétimo e oitavo ano! Qual o sentido disso na Torah? Se pensarmos que não poderemos trabalhar durante um ano, quais sentimentos nos vêm a tona? Medo, insegurança, falta... e qual justamente o antídoto para esses pensamentos? Confiança/certeza absoluta na Luz.
Diferentemente da maioria das vezes em que a Kabbalah nos ensina que devemos tomar uma atitude, ser ativos, nessa semana, temos o ensinamento de "abrir mão". Não quer dizer ficar passivo, mas abrir mão do resultado. Entender que se nós tivermos feito TUDO que está ao nosso alcance, precisamos deixar a Luz mostrar o que devemos ou não fazer. Precisamos confiar que o quer que aconteça é para nosso crescimento/nossa conexão com a Luz.
Nesse momento devemos viver o processo, nossos medos, faltas, inseguranças. Precisamos entender que devemos passar por isso.
Diante disso devemos tomar um tempo para pensar sobre a última vez que duvidamos da existência da Luz. A Luz é a força eterna de compartilhar. A questão é como nós seres humanos/recipientes, lidamos com isso. A Kabbalah nos explica que devemos merecer essa Luz e para isso, devemos expandir nosso recipiente. Não podemos ficar do mesmo tamanho espiritual. E quando nos fechamos, a Luz continuará nos bombardeando com a energia de compartilhar. Quanto mais o recipiente não transforma/muda, esse movimento da Luz se intensifica. Esse é o momento que sentimos pressão. Nessas situações temos vontade de fugir, tirar férias, fazer alguma coisa por não conseguirmos lidar com a pressão que, segundo a Kabbalah, é um sinal de que a Luz quer compartilhar conosco. Devemos então nos abrir/transformar/trabalhar nosso ego que faz o nosso recipiente se fechar.
Quando precisamos nos abrir/transformar, a Luz cria uma falta, pois quando tudo está bem, não fazemos nada para mudar... Então a falta (necessidade de mudança, dinheiro, saúde, amor, etc) cria incerteza (não sabemos o que irá nos acontecer) e de novo, o que precisamos é da confiança na Luz.
Precisamos ter a certeza absoluta que tudo irá dar certo, que tudo acontece para nosso crescimento, pois no momento que temos essa confiança, conseguimos mais Luz e passamos para o próximo nível dessa escada de espiritualidade.
Mas precisa ficar claro que se não fizermos nosso trabalho espiritual, a Luz irá forçar ainda mais. E o intuito é expandir o recipiente sem pressão exterior, ou seja, por meio do estudo, compartilhamento, voluntariado, caridade, enfim, de algum trabalho espiritual, pois no momento que somos pressionados pelo Universo, provavelmente não fizemos nossa parte.
Quando abrimos mão de algo que temos e fazemos Tsedaká (caridade), obtemos todas as bençãos disponíveis. Quando temos a oportunidade de compartilhar com os outros e fazemos mesmo sem saber o dia de amanhã, a Luz irá cuidar de nós. Como diria a Karen Berg: "Se você se ocupar preocupando-se com os outros, a Luz se ocupará preocupando-se com você". Isso deve ser feito sem cálculos (quero isso em troca de outra coisa). Isso tem tudo a ver com o CHMITA. O pensamento deve ser que faremos de tudo e (só assim) abriremos mão. Isso é diferente daquelas pessoas que não fazem nada e esperam que a Luz tome conta. Não é dessa maneira que funciona (ao menos não sob a perspectiva kabbalística).
Para abrirmos mãos precisamos ter certeza absoluta que o que fazemos gera Luz. Que a ação que estamos tomando irá trazer Luz. Do contrário, melhor não fazer. Exemplo: Tenho dúvidas se faço ou não caridade, se compartilho ou não meu tempo. Precisamos acreditar e ter certeza que todas nossas palavras e ações geram Luz.
Então como desafio da semana devemos escolher uma ação (com esforço tremendo) para abrirmos mão, que traga a sensação de falta e que temos certeza absoluta que irá gerar Luz. Difícil, né? Exemplo: pense em algo que você já fez de tudo para dar certo (já foi pró-ativo, tomou as rédeas, se esforçou) e agora,durante essa semana abra mão do resultado e confie na Luz.
Devemos confiar na Luz, ainda mais nesse período com dificuldades diárias. Entender que essa falta de confiança, não quer dizer que não tenhamos consciência e sim que estamos nos preparando para o próximo nível espiritual. Reconhecer que existe a falta (que é temporária) e preenchê-la com confiança. E saber que daqui há dois dias ou duas semanas que seja, nos sentiremos assim de novo, pois estamos nesse processo evolutivo.
Queria lembrar ainda que nessa quarta-feira (amanhã) é Lag BaOmer - Dia do falecimento do Rav Shimon bar Yochai que foi quem canalizou toda a energia da Kabbalah para o Zohar. Foi ele que possibilitou o acesso a essa energia. Nesse dia é possível nos conectarmos com a energia dele. Então no meio desse período bem pesado temos um dia (anoitecer de quarta até anoitecer de quinta) de injeção de muita energia para continuar esse processo até o final de Ômer.
Quem quiser participar do evento e já tiver cursado o Kabbalah 1, seguem informações no site do Kabbalah Centre:
http://www.kabbalahcentre.com.br/eventos-novos/sp-rj-online-lag-bomer
"A sabedoria do Zohar só foi revelada devido à união entre Rav Shimon e seus alunos. A união é a chave da conexão e, por esta razão, nos unimos nesta data. Nos Kabbalah Centres ao redor do mundo, todos se reúnem para fazer desta noite, não apenas uma experiência pessoal, mas também uma global."
E para finalizar, texto incrível da Yael (em inglês) sobre a previsão dessa semana... mais uma vez foco no processo e não resultado!
http://livingwisdom.kabbalah.com/astrology-forecast-may-3-9-2015
Então o que me dizem? Mãos à obra!
Beijos.,
Nenhum comentário:
Postar um comentário