A Esther Shani, professora do Kabbalah Center, começou falando que no Zohar está escrito que o Moisés olha nossa geração (por mais louco que isso pareça) com muita dor/chorando, pois a espiritualidade ficou vazia... mas o que isso quer dizer? Basicamente que as pessoas (e nós mesmos) nos dizemos espiritualizados mas falamos uma coisa e fazemos outra, não aplicamos os ensinamentos na prática, não nos importamos de verdade com os demais e aí vai...
Então nessa semana, o Universo nos oferece a oportunidade de iniciar nossa empolgação no caminho espiritual. Para termos a chance de viver como falamos, viver os valores que apresentamos aos outros.
Precisamos lembrar que quando dizemos que já sabemos algo, provavelmente não sabemos (ex. antes eu julgava muito e agora não mais) #sóquenão rs... precisamos ver como melhorar sempre!
Precisamos tomar um tempinho para identificar onde temos essa lacuna entre o que falamos e como nos comportamos e deixar o que está em nossa cabeça/racional descer para o coração. Nos abrir de verdade!
Quando o Zohar menciona nessa semana sobre nossa meta espiritual, mais do que nossa mudança/transformação, é falado sobre a melhora do mundo! Que precisamos fazer a conexão entre nossas ações/palavras/pensamentos e o que está acontecendo no mundo! Lembrar que quando acontece algo de bom ou ruim no mundo, temos uma parcela de responsabilidade. Que quando trabalhamos nós mesmos, melhoramos tudo ao redor.
Precisamos ter a consciência que tudo o que fazemos afeta os demais, então, quando por exemplo dizemos que faremos algo para alguém e não fazemos, criamos uma negatividade, não sabemos o que isso poderá causar...
Diz-se que nosso corpo responde aos nossos sentimentos, então a nossa tristeza pode gerar doenças tanto em nós mesmos como nos outros também. Será que realmente paramos para pensar em nossa responsabilidade? Precisamos injetar consciência inclusive nas coisas boas que fazemos.
E uma dica da aula de hoje foi pensar no que os outros querem, então quando pedimos por mais saúde, amor, felicidade para nós mesmos, precisamos pensar também naqueles que precisam. O fato de termos uma falta, pode nos fazer um canal para outros (além de nos trazer mais Luz). Como exemplo, foi trazido o caso de muitas mulheres de kabbalistas que não podiam ter filhos, mas justamente a reza delas era tão forte que revelou Luz para milhares de mulheres com esse problema...
Além disso, nessa semana precisamos pensar em algo que precisamos mudar. Vou dar um exemplo pessoal para vocês. No meu caso pensei na negação. Eu sempre acredito (ou quero acreditar) que está tudo bem. E aí o exercício que nos foi dado foi ver se vemos essa tendência no governo brasileiro... não vou nem comentar aqui porque não quero entrar no assunto política, mas nem preciso dizer como (infelizmente) faz sentido, né? Eu preciso pensar que minha negação afeta o mundo e que preciso trabalhar nessa tendência. Convido vocês a fazerem o mesmo!
Precisamos lembrar que não é um processo egoísta... De querer apenas a nossa transformação, mas emanar energia para todo mundo!
Por fim, foi falado para refletirmos sobre as pessoas com quem passamos nosso tempo. Nosso ambiente. Muitas vezes estamos rodeados por pessoas que nos colocam "para baixo". Precisamos de pessoas com consciência ao nosso redor, pois isso afeta o nosso trabalho espiritual. Sei que não é fácil, e muitas vezes (aparentemente) não temos escolha... na verdade em relação à família não temos muita rs, mas precisamos pensar se temos pessoas que nos ajudam e mais: E nós? Ajudamos essas pessoas? Nós falamos a verdade para as pessoas à nossa volta ou mentimos para agradar?
Enfim, que fique a mensagem de nossa responsabilidade perante os demais e que principalmente nessa semana nosso foco seja um mundo melhor :) ... ah! não esqueçam de mim na hora de emanar boas vibrações que eu pensarei nos leitores do blog hi hi hi
Bjos e boa semana!