segunda-feira, 25 de maio de 2015

Energia da semana- Naso - Iluminando o mundo :)

Olá pessoal, hoje a aula de Zohar foi muito interessante e poderosa! :)

A Esther Shani, professora do Kabbalah Center, começou falando que no Zohar está escrito que o Moisés olha nossa geração (por mais louco que isso pareça) com muita dor/chorando, pois a espiritualidade ficou vazia... mas o que isso quer dizer? Basicamente que as pessoas (e nós mesmos) nos dizemos espiritualizados mas falamos uma coisa e fazemos outra, não aplicamos os ensinamentos na prática, não nos importamos de verdade com os demais e aí vai...

Então nessa semana, o Universo nos oferece a oportunidade de iniciar nossa empolgação no caminho espiritual. Para termos a chance de viver como falamos, viver os valores que apresentamos aos outros.

Precisamos lembrar que quando dizemos que já sabemos algo, provavelmente não sabemos (ex. antes eu julgava muito e agora não mais) #sóquenão rs... precisamos ver como melhorar sempre!

Precisamos tomar um tempinho para identificar onde temos essa lacuna entre o que falamos e como nos comportamos e deixar o que está em nossa cabeça/racional descer para o coração. Nos abrir de verdade!

Quando o Zohar menciona nessa semana sobre nossa meta espiritual, mais do que nossa mudança/transformação, é falado sobre a melhora do mundo! Que precisamos fazer a conexão entre nossas ações/palavras/pensamentos e o que está acontecendo no mundo! Lembrar que quando acontece algo de bom ou ruim no mundo, temos uma parcela de responsabilidade. Que quando trabalhamos nós mesmos, melhoramos tudo ao redor.

Precisamos ter a consciência que tudo o que fazemos afeta os demais, então, quando por exemplo dizemos que faremos algo para alguém e não fazemos, criamos uma negatividade, não sabemos o que isso poderá causar...



Diz-se que nosso corpo responde aos nossos sentimentos, então a nossa tristeza pode gerar doenças tanto em nós mesmos como nos outros também. Será que realmente paramos para pensar em nossa responsabilidade? Precisamos injetar consciência inclusive nas coisas boas que fazemos. 

E uma dica da aula de hoje foi pensar no que os outros querem, então quando pedimos por mais saúde, amor, felicidade para nós mesmos, precisamos pensar também naqueles que precisam. O fato de termos uma falta, pode nos fazer um canal para outros (além de nos trazer mais Luz). Como exemplo, foi trazido o caso de muitas mulheres de kabbalistas que não podiam ter filhos, mas justamente a reza delas era tão forte que revelou Luz para milhares de mulheres com esse problema...

Além disso, nessa semana precisamos pensar em algo que precisamos mudar. Vou dar um exemplo pessoal para vocês. No meu caso pensei na negação. Eu sempre acredito (ou quero acreditar) que está tudo bem. E aí o exercício que nos foi dado foi ver se vemos essa tendência no governo brasileiro... não vou nem comentar aqui porque não quero entrar no assunto política, mas nem preciso dizer como (infelizmente) faz sentido, né? Eu preciso pensar que minha negação afeta o mundo e que preciso trabalhar nessa tendência. Convido vocês a fazerem o mesmo!

Precisamos lembrar que não é um processo egoísta... De querer apenas a nossa transformação, mas emanar energia para todo mundo!

Por fim, foi falado para refletirmos sobre as pessoas com quem passamos nosso tempo. Nosso ambiente. Muitas vezes estamos rodeados por pessoas que nos colocam "para baixo". Precisamos de pessoas com consciência ao nosso redor, pois isso afeta o nosso trabalho espiritual. Sei que não é fácil, e muitas vezes (aparentemente) não temos escolha... na verdade em relação à família não temos muita rs, mas precisamos pensar se temos pessoas que nos ajudam e mais: E nós? Ajudamos essas pessoas? Nós falamos a verdade para as pessoas à nossa volta ou mentimos para agradar? 

Enfim, que fique a mensagem de nossa responsabilidade perante os demais e que principalmente nessa semana nosso foco seja um mundo melhor :) ... ah! não esqueçam de mim na hora de emanar boas vibrações que eu pensarei nos leitores do blog hi hi hi 

Bjos e boa semana!


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Lua Nova de Gêmeos - Despertando todo nosso potencial :)

Pessoal, ontem tivemos a conexão/palestra da Lua Nova de Gêmeos para dar uma "trégua" nesse período de Ômer que não está fácil, né? Para quem não acompanha o blog, Ômer significa esse período de 49 dias (correspondente ao momento em que os israelitas atravessaram o deserto até a libertação que se dá com a revelação dos 10 mandamentos pelo Moisés no Monte Sinai) em que realmente as coisas ficam mais pesadas, problemas sobem à superfície e nossas correções aparecem de forma muito clara, para nos mostrar a transformação que precisamos fazer.... enfim, sábado que vem termina de vez o ômer! Enquanto isso tivemos a injeção de energia da Lua Nova de Gêmeos :) :)

Como já falei por aqui, sempre que entramos em um novo signo, todos nós, querendo ou não, sabendo disso ou não, sofremos a influência desse tal signo e, portanto, nesse momento, todos nós nos tornamos um pouco geminianos. Então a ideia é justamente vermos como nos conectar com o aspecto positivo para recebermos todas as benção disponíveis nesse mês e entendermos os desafios que iremos enfrentar.



Falando um pouco sobre o signo, foi falado na palestra que os geminianos são inteligentes, rápidos, curiosos, possuem alta capacidade de captar informação, mas o grande problema é que sabem tudo de tudo, mas não se tornam mestres de nada, sempre em movimento, inclusive pulando de uma relação para outra.

De acordo com Kabbalah, cada signo é regido por um planeta e no caso de gêmeos, é Mercúrio, que é o planeta que está mais perto do Sol e, portanto, o mais rápido do sistema Solar. E a Kabbalah entende que movimento significa falta. Mercúrio então representa a energia de falta. A falta no signo de gêmeos vai para o lado espiritual (enquanto que no signo de Virgem que também regido por esse planeta, a falta é mais física - bens materiais).

Os geminianos estão sempre buscando (e não achando!) a espiritualidade. Eles já fizeram mil cursos, já começaram algo, se tornaram mestres em 3 dias e abandonaram. rs São do tipo que estão em todos os lugares ao mesmo tempo, mas não se sentem em casa em lugar nenhum.



Nesse mês sentiremos uma falta espiritual. A pergunta é: como iremos resolver? Esse mês é muito importante, pois poderemos nos conectar, mais do que qualquer outro mês, com a Luz infinita. Com a plenitude de tudo que queremos!

Esse mês de gêmeos, como falei anteriormente, coincide com a revelação do Monte Sinai e agora vou passar a visão kabalística de cada um dos 10 mandamentos (que não significou a revelação de uma religião ou  de leis, mas sim a forma de nos libertar :) ...) 

1 - Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão - A revelação é justamente que Deus não está fora de nós. Precisamos entender que o poder está dentro de nós. Nós somos os criadores da nossa realidade. A maioria de nós, como "escravos", jogamos sempre a culpa nos outros, "neles", no Governo, em Deus, que seja. Nesse papel de vítima, abrimos mão do comando de nossas próprias vidas. Deus está dentro de cada um de nós! 
2 - Não terás outros deuses diante de mim - Entender que idolatria é "se curvar" ao dinheiro status, ou outras coisas externas achando que elas trarão felicidade. Focamos nossa energia em algo externo.
3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão - Já que fomos criados na imagem de Deus, temos que respeitar, apreciar e manifestar nossas características divinas - nossos dons.
4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar - Toda semana temos que tirar um dia sabático - voltar a nos focar no nosso caminho espiritual. Não importa o dia e sim que, pelo menos uma vez na semana, seja possível nos desligar de verdade, desplugar de tudo, repensar o que estamos fazendo aqui, nosso propósito de vida e deixarmos de ser robôs.
5 - Honra a teu pai e a tua mãe - Apreciar tudo que temos na vida e sempre lembrar de onde viemos, pois a apreciação é o recipiente que permite que as coisas permaneçam conosco. E apreciar significa fazer algo. Se apreciamos nossa saúde, nosso amigos, família ... devemos sempre lembrar que são plantinhas que devem ser regadas. 
6 - Não matarás - Entender que matar não significa necessariamente acabar com a vida de alguém, mas diminuir o que é a força da vida nesse mundo. Quando nós desrespeitamos alguém, colocamos alguém para baixo, estamos na realidade fazendo para nós mesmos. Todos nós temos uma centelha de Luz e somos todos ligados em algo único. Se eu faço mal para alguém, significa que tenho essa coisa ruim dentro de mim. 
7 - Não cometerás adultério - Entender a nossa responsabilidade sexual. Lembrar de novo que tudo está ligado (dinheiro, saúde, sexo) e portanto tudo deve ser tratado com responsabilidade. 
8 - Não furtarás - Não buscar atalhos. Entender que ao tirar do outro, teremos algo não merecido, que só irá nos fazer mal. Viemos nesse mundo merecer nossas conquistas.
9 - Não cobiçarás as coisas do teu próximo - "A pior maldição de uma pessoa invejosa é a própria inveja que fica no seu coração" - Karen Berg. Vivemos uma ilusão que nós criamos. Mentimos para nós mesmos... 
10 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo - Parar de distorcer a realidade. Eliminar nossas dúvidas. Nossos testemunhos são nossos olhos, ouvidos, etc. Se queremos enxergar algo de nossa maneira, nós fazemos isso acontecer...

Hoje podemos plantar a semente e nesse sábado que será Shavuót, o dia da revelação dos mandamentos, poderemos nos conectar ainda mais com essa energia de liberdade. Recomendo a todos no sábado, depois da meia-noite, fazer uma meditação para se conectar com essa energia, nos libertar de nossos egos, medos, vaidades, etc.

E ainda, lembrar que dentro de cada um de nós vivem os gêmeos. Temos um "eu" que acredita que não é capaz, que não tem tanto, que possui limitações e temos outro "eu", nossa alma, que é infinito, ilimitado e que nesse mês poderemos nos conectar com esse "eu", com Deus, nossa "alma gêmea", nossa parte completa, que é só Luz.

O maior desafio será assumir responsabilidades e se conseguirmos, poderemos nos conectar com nosso maior potencial!

Chodesh Tov (Bom início de mês!)


segunda-feira, 11 de maio de 2015

Energia da semana - Bechukotai - Não perder o foco



Olá pessoal, hoje farei uma versão mais resumida da energia da semana, porque não gravei a aula e gostaria de compartilhar o quanto antes...  Para que todos "foquem" em "manter o foco" :) ...Espero que não se importem! Bom, dentre os ensinamentos da porção dessa semana está a ideia de que se seguirmos as leis do Universo, teremos muitas bençãos em nossas vidas, mas se não seguirmos, teremos "maldições". Apesar de "assustadora", a ideia aqui não é de castigo. Pelo contrário. Devemos abrir mão da ideia de punição e entender que criamos nossa realidade. É a lei de causa e efeito. Se somos pessoas que temos muito julgamento, mentiras, traições, etc, é essa resposta que teremos do Universo.

Para isso vem a pergunta: Estamos dispostos a fazer nosso trabalho espiritual? Se não há esforço, não despertamos Luz. Muitas vezes temos o pensamento que fazemos de tudo (compartilhamos, doamos, somos simpáticos e amáveis rs), mas precisamos lembrar que não é suficiente sermos bons. Precisamos ser melhores! Precisamos ser hoje melhor do que fomos ontem. Uma vez ouvi na Kabbalah que a única maneira de saber se estamos no caminho correto da evolução espiritual é perceber se estamos agindo diferentes diante da mesma situação.

Então como primeiro exercício da semana, devemos pensar em 3 aspectos negativos da nossa personalidade. Pensem e escrevam. Feita essa lista devemos imaginar se esses aspectos são os mesmos que tínhamos em 2014 (na mesma época do ano). Você se transformou desde então ou continua com os mesmos pontos a serem mudados? Precisamos entender que enquanto não mudarmos, não alcançaremos os milagres que buscamos.

Nessa semana precisamos esquecer a ideia que o Universo/Deus castiga, que a responsabilidade é "dele". O Universo quer tudo de bom... ele tem tudo para nos oferecer, mas será que estamos realmente nos transformando para receber toda essa "Luz"?

Então deveremos tirar um tempo para pensar sobre as sementes que precisamos plantar hoje para colher o que queremos no futuro. Aquela ideia de se queremos mais amor, devemos dar mais amor! Então por exemplo, eu sei o efeito que eu quero (amor, saúde, dinheiro, etc), mas o que estou fazendo para isso? Para criar essa realidade que busco? Como exemplos de sementes temos: estarmos mais abertos, mais tolerantes, termos mais paciência, etc. Vamos pensar em 5 sementes (ou ao menos três, vou dar uma colher de chá), para focarmos durante, ao menos, toda essa semana!

E ainda, precisamos entender que não é porque fazemos nossa prática espiritual que não teremos dificuldades na vida! Quando estamos no caminho, existe o processo! Então a energia dessa semana vai nos ajudar justamente a não perder o foco. Porque o início de tudo é o desejo e se tivermos foco no nosso desejo, chegamos lá!

Devemos erguer a cabeça e não desistir. Devemos ter persistência e passar pelo processo sem dúvidas e com muito amor.

Boa semana a todos! :)

terça-feira, 5 de maio de 2015

Energia da Semana - Behar - Certeza

Bom, a aula de hoje começou nos relembrando do período que estamos (Ômer) no qual as dificuldades surgem com mais intensidade... acho que devem estar sentindo, né? Aliás estamos no 31º dia (são 49). Os kabalistas acreditam que, nestes dias, as energias de mudança e transformação se fortalecem para quebrar as barreiras mais difíceis de nossas vidas. Então agora, mais do que nunca, precisamos praticar nossa confiança/certeza na Luz.

Nessa semana, discute-se dentre outros conceitos a CHMITA que se refere a pessoas que aram a terra e que segundo a Torah/Zohar devem parar a cada 7 anos. Ter um ano de descanso. Mas você deve se perguntar como as pessoas que dependem seu sustento disso podem simplesmente não trabalhar durante um ano? Isso significa que a comida 6º ano deve ser suficiente para o sexto, sétimo e oitavo ano! Qual o sentido disso na Torah? Se pensarmos que não poderemos trabalhar durante um ano, quais sentimentos nos vêm a tona? Medo, insegurança, falta... e qual justamente o antídoto para esses pensamentos? Confiança/certeza absoluta na Luz.

Diferentemente da maioria das vezes em que a Kabbalah nos ensina que devemos tomar uma atitude, ser ativos, nessa semana, temos o ensinamento de "abrir mão". Não quer dizer ficar passivo, mas abrir mão do resultado. Entender que se nós tivermos feito TUDO que está ao nosso alcance, precisamos deixar a Luz mostrar o que devemos ou não fazer. Precisamos confiar que o quer que aconteça é para nosso crescimento/nossa conexão com a Luz.

Nesse momento devemos viver o processo, nossos medos, faltas, inseguranças. Precisamos entender que devemos passar por isso.

Diante disso devemos tomar um tempo para pensar sobre a última vez que duvidamos da existência da Luz. A Luz é a força eterna de compartilhar. A questão é como nós seres humanos/recipientes, lidamos com isso. A Kabbalah nos explica que devemos merecer essa Luz e para isso, devemos expandir nosso recipiente. Não podemos ficar do mesmo tamanho espiritual. E quando nos fechamos, a Luz continuará nos bombardeando com a energia de compartilhar. Quanto mais o recipiente não transforma/muda, esse movimento da Luz se intensifica. Esse é o momento que sentimos pressão. Nessas situações temos vontade de fugir, tirar férias, fazer alguma coisa por não conseguirmos lidar com a pressão que, segundo a Kabbalah, é um sinal de que a Luz quer compartilhar conosco. Devemos então nos abrir/transformar/trabalhar nosso ego que faz o nosso recipiente se fechar.

Quando precisamos nos abrir/transformar, a Luz cria uma falta, pois quando tudo está bem, não fazemos nada para mudar... Então a falta (necessidade de mudança, dinheiro, saúde, amor, etc) cria incerteza (não sabemos o que irá nos acontecer) e de novo, o que precisamos é da confiança na Luz.

Precisamos ter a certeza absoluta que tudo irá dar certo, que tudo acontece para nosso crescimento, pois no momento que temos essa confiança, conseguimos mais Luz e passamos para o próximo nível dessa escada de espiritualidade.


Mas precisa ficar claro que se não fizermos nosso trabalho espiritual, a Luz irá forçar ainda mais. E o intuito é expandir o recipiente sem pressão exterior, ou seja, por meio do estudo, compartilhamento, voluntariado, caridade, enfim, de algum trabalho espiritual, pois no momento que somos pressionados pelo Universo, provavelmente não fizemos nossa parte.

Quando abrimos mão de algo que temos e fazemos Tsedaká (caridade), obtemos todas as bençãos disponíveis. Quando temos a oportunidade de compartilhar com os outros e fazemos mesmo sem saber o dia de amanhã, a Luz irá cuidar de nós. Como diria a Karen Berg: "Se você se ocupar preocupando-se com os outros, a Luz se ocupará preocupando-se com você". Isso deve ser feito sem cálculos (quero isso em troca de outra coisa). Isso tem tudo a ver com o CHMITA. O pensamento deve ser que faremos de tudo e (só assim) abriremos mão. Isso é diferente daquelas pessoas que não fazem nada e esperam que a Luz tome conta. Não é dessa maneira que funciona (ao menos não sob a perspectiva kabbalística).

Para abrirmos mãos precisamos ter certeza absoluta que o que fazemos gera Luz. Que a ação que estamos tomando irá trazer Luz. Do contrário, melhor não fazer. Exemplo: Tenho dúvidas se faço ou não caridade, se compartilho ou não meu tempo. Precisamos acreditar e ter certeza que todas nossas palavras e ações geram Luz.

Então como desafio da semana devemos escolher uma ação (com esforço tremendo) para abrirmos mão, que traga a sensação de falta e que temos certeza absoluta que irá gerar Luz. Difícil, né? Exemplo: pense em algo que você já fez de tudo para dar certo (já foi pró-ativo, tomou as rédeas, se esforçou) e agora,durante essa semana abra mão do resultado e confie na Luz.

Devemos confiar na Luz, ainda mais nesse período com dificuldades diárias. Entender que essa falta de confiança, não quer dizer que não tenhamos consciência e sim que estamos nos preparando para o próximo nível espiritual. Reconhecer que existe a falta (que é temporária) e preenchê-la com confiança. E saber que daqui há dois dias ou duas semanas que seja, nos sentiremos assim de novo, pois estamos nesse processo evolutivo.

Queria lembrar ainda que nessa quarta-feira (amanhã) é Lag BaOmer - Dia do falecimento do Rav Shimon bar Yochai que foi quem canalizou toda a energia da Kabbalah para o Zohar. Foi ele que possibilitou o acesso a essa energia. Nesse dia é possível nos conectarmos com a energia dele. Então no meio desse período bem pesado temos um dia (anoitecer de quarta até anoitecer de quinta) de injeção de muita energia para continuar esse processo até o final de Ômer.

Quem quiser participar do evento e já tiver cursado o Kabbalah 1, seguem informações no site do Kabbalah Centre:

http://www.kabbalahcentre.com.br/eventos-novos/sp-rj-online-lag-bomer

"A sabedoria do Zohar só foi revelada devido à união entre Rav Shimon e seus alunos. A união é a chave da conexão e, por esta razão, nos unimos nesta data. Nos Kabbalah Centres ao redor do mundo, todos se reúnem para fazer desta noite, não apenas uma experiência pessoal, mas também uma global."

E para finalizar, texto incrível da Yael (em inglês) sobre a previsão dessa semana... mais uma vez foco no processo e não resultado!

http://livingwisdom.kabbalah.com/astrology-forecast-may-3-9-2015

Então o que me dizem? Mãos à obra!

Beijos.,