domingo, 2 de junho de 2013

PARIS - GASTRONOMIA - RESTAURANTES, CAFÉS E AFINS

Olá people!!!

Estava com saudades de escrever aqui!!!! Minha vida está tão corrida, fora uns probleminhas pessoais (todos temos, né?) que estava difícil parar... mas os posts já estavam martelando na minha cabeça rs.... 

Como muitos sabem, fui para Paris e Praga com meus pais (viagem INCRÍVEL!) então devo todas as dicas e detalhes para vocês!!! Começarei por Paris :) ... resolvi dividir as postagens por itens para facilitar (ao invés de mencionar o que fiz em cada dia) ... acho que assim fica até mais fácil de buscar o que quer, ou ler o que interessa, né???



Bom, nada mais justo do que começar Paris pela gastronomia!!!

Simplesmente o "cardápio base" de Paris (pelo menos para mim) é tudo que mais amo... queijo, vinho/champanhe e chocolate!!! Sério, viveria disso! Só que tem um "plus" nisso, como bem observou minha mãe... os lugares que vendem comida são como butiques das mais renomadas grifes... então você entra numa doceria, por exemplo, e tanto a apresentação dos doces, como a embalagem, te encantam com os olhos... e ainda mais com a boca :)

Vou dar 2 exemplos para vocês ... a "Maille" que vende mostardas e condimentos e a "Ladurée" que vende doces e os famosos macarrons ... é enlouquecedor!!!

Para começar, olhem a vitrine da "Maille"... vejam que o que impressiona também são as datas... esta marca foi criada em 1747!!!





Visão de dentro da loja a disposição e a variedade de mostardas!! Além de apimentadas, tinham até mostardas doces (Figo, manga, limão)!!! 


A "caixinha de presente" que coisa mais linda!!!


Até os acessórios para a cozinha eram requintados... vejam que está escrito "Arte na mesa" ... é uma arte mesmo! Eu super aprecio! :) Luvas térmicas em neon... mais "in" impossível! rs... 


E para completar, ainda estavam enfeitados para o "Dia das mães", que foi uns dois finais de semana depois do nosso... comemorei dois com a minha mães neste ano :)


As mostardas para degustação!  E a seleção de "Spring Summer Collection" (coleção primavera-verão)... estou falando que é de enlouquecer! rs



Provei uma de framboesa, bem interessante, mas acho que enjoaria... então acabei comprando uma "L'ancienne" à base de vinho Chardonnay (pois teria a base de vinagre)...  essa "L'ancienne" (ou antiga) é aquela cheia de grãos, sabem? Segue uma foto da "L'ancienne" à base de vinagre, porque a que tem como base o vinho, vem em um potinho de cerâmica opaco como o da foto acima. Óbvio que já abri, mas ainda estou louca para provar com um filet mignon ou purê de batata HUMMMMMMMMMMM deu até fome! rs...

E a outra "butique" inesquecível é a Ladurée... começando pela fachada maravilhosa!!! Tinha um café lá dentro e outro do lado de fora... ahnnnn os cafés parisienses... que delícia! Merecem destaque no post também!!! Será que sou deslumbrada? hahahahaha 



Vejam a decoração toda "art nouveau" com os lustres esplêndidos com figuras femininas, bem romântico, essa cor verde-água e muito ouro "Inxalá" hahahahaha ... falarei mais desse tipo de decoração no post sobre Praga!


Além do café, tinha um barzinho lá dentro...



 Acho que para degustar a champanhe OMG...


Vejam esses "acompanhamentos" que delícia... croissants, palmiers (as orelhas que minha mãe adora) rs... 


Pára tudo... vejam esse doceeeeeeeeeeeeees ... não parecem uma pintura???


E agora, os famosos macarrons!!! Confesso para vocês que tinha provado uma vez em SP e não vi graça alguma! Parecia um suspiro (que nem sou tão fã)... agora esse... o verdadeiro, vem suuuuuuper recheado! O de chocolate é incrível! Parece um mini-brownie!!! Socorro! Amei!!


Decoração também com corações do Dia das Mães!


Caixa de presente linda maravilhosa!


Detalhe: existe Maille (para comprar online em SP) e Ladurée no Shopping JK Iguatemi em SP!!!

Mas voltando ao princípio :) ... para o café-da-manhã, segui a tradição dos meus pais e fizemos uma compra no Monoprix que é uma rede de supermercados enorme que tem de t-u-d-o, desde meia calça e esmalte, até livros e comidas! Uma loucura... uma espécie de lojas Americanas da vida.... enfim, nosso foco foi fazer "compritchas" para o café-da-manhã... eu adoro vivenciar um dia "localmente", me sinto parisiense por um dia, sabem? hahahahah Pode parecer besteira, mas é muito diferente do que ir direto aos restaurantes... fora o preço bem mais barato!!! Enfim, compramos nosso queijos, iogurtes, frutas e cereais... 


 Aí achei tão engraçado que quis postar... lá vendiam pipoca já preparada... OMG! Vcs já tinha visto isso? Eu nunca! Inédito!



E agora vejam nossa mesa de café-da-manhã que delícia.... PLOFT! MORRY! Não é a toa que eu engordei 4kgs em 10 dias... OMG, abafa o caso hahahahaha pior que eu faria tudo de novo!



Vamos aos restaurantes:

Um que meus pais adoram e agora eu entendi o porquê é o "La Cordonnerie". Está totalmente fora da rota turística, é bem pequeno (tipo umas 6 mesas), precisa de reserva, nada sofisticado, cozinha com utensílios nada modernos, mas o show a parte é sentar na mesa de frente para a cozinha e assistir o chefe Hugo, que meus pais conhecem desde pequeno, cozinhando! Como no primeiro dia não sentamos na frente da cozinha, fizemos o sacrifício de voltar! rs... Detalhe, tivemos 5 dias de uma Paris inteira para "desbravar", mas realmente vale o custo/benefício! Preços bons e a comida é incrivelmente boa!

A fachada:

A parte interior: 

A famosa cozinha:



Olha quem veio visitar... o cão do Hugo! Parece que ele vêm todos os dias após o expediente :)


Eu e mamãe e a cozinha de fundo:


Eu e meu pai e mais uma visão da cozinha:


O "famoso" Hugo cozinhando:


Abaixo alguns dos pratos que pedimos. Duas dicas: 1 - pedir o prato do dia! Geralmente são com ingredientes do dia! Realmente surpreendem! e 2 - Pedir as fritas! São finas e sequinhas! Uma delícia! Mesmo que o prato não tenha esse acompanhamento, peça para incluir :) #ficaadica


 Na saída, super satisfeitos :)


 Agora vamos a outro restaurante, totalmente diferente do anterior e bem do circuito turístico: o "Le Relais de L'Entrecôte" (parece que existe o original no mesmo formato lá em Paris). Enfim, é um restaurante sem reservas e com muita fila na entrada! Para quem conhece, em SP temos dois que seguem o estilo: o L'Entrecôte de Paris e o L'Entrecôte de Ma Tante. Eu, particularmente, só conheço o L'Entrecote de Ma Tante (que é do Olivier e que inclusive faz questão de cumprimentar a clientela... muito legal!). Vejam só:

Fachada:



A fila, mesmo na chuva:


Pelo menos entramos na primeira "leva", porque quando chegamos, o restaurante estava abrindo!

Vejam o ambiente interno:





Lá o prato é único! Não tirei foto da salada, mas é muito parecida com a do L'Entrecote de Ma Tante! Alface Americana, nozes e um molho à base de ervas!

Depois vem o famoso contra-filé, que do mesmo modo que no Brasil, você escolhe o ponto e eles escrevem com caneta na mesa (literalmente!)

Sinceramente achei que o bife em SP é mais alto, o molho mais espesso e as batatas fritas melhores. OMG! 


Só que de sobremesa, eu pedi o "gâteaux du Relais" (bolo do Relais)... Incrível! Uma das melhores sobremesas de Paris! Fora esse chantilly que eu não gosto e tirei, o bolo estava divino!


Conclusão: apesar do preço do L'Entrecote em Sp ter aumentado muito, prefiro muito mais. Porém, apesar de adorar a mousse de chocolate, o bolo foi imbatível!!!

E para terminar esse post, vamos aos cafés! Que delícia! Existe um a cada esquina e você fica sentado na rua, mesas bem coladas, apreciando a vista e tomando um café/vinho/champanhe, que seja, vendo os parisienses lendo um livro como se não existisse o amanhã! Um charme à parte! Simplesmente algo que deve ser feito!



Um que eu gostei muito é o "Les Deux Magots" em Saint Germain ... famoso café "literário" já que a elite intelectual e artística se reunia ali... Sartre, Picasso, Hemingway, Rimbaud entre outros! Já aviso que é caro, mas para um "belisquete", vale a visita!




Vejam o café que minha mãe pediu! Na realidade ela acha o café francês fraco, ainda mais na "era Nespresso" rs (não sou parâmetro, pois não gosto! ) mas enfim... vejam esses doces!


 Eu tomei um vinho rosê e comi uma torta de morango incríveis!



A vista é de ficar horas sem ver o tempo passar... 


Ah! E como última dica de culinária, vale a pena pedir o croque monsieur nos cafés... vem sempre acompanhado de salada e costuma ser uma ótima pedida... vejam dois que eu comi:

Em um café na Ile St.-Louis (uma ilhota no meio de Paris! Vale a pena a visita à ilha!)



No restaurante Fouquet's (bem famoso também!), mas passamos super rápido... meu prato estava ótimo!



Ufa! Espero que tenha compensado meu sumiço... em breve, outros temas da viagem!

Bisou bisou :)






Nenhum comentário:

Postar um comentário